terça-feira, 2 de março de 2010

Música


Fragmentos da época da faculdade (agosto de 2005)

Ainda não foi encontrado nenhum registro que possa dizer com exatidão quando se deu o surgimento da música. Muitos nem tentam arriscar palpites, enquanto outros acreditam que já na antiguidade, nos rituais do Homem de Neanderthal, os sons eram considerados presentes do Desconhecido e ganhavam uma conotação mágica dentro dos ritos de agradecimento, de passagens e tantos outros ainda não desvendados.

Os primeiros registros oficiais sobre a História da Música surgem na Grécia, em forma de mitologia. Conta-se que, após a vitória dos deuses do Olimpo sobre os seis filhos de Urano, foi solicitado a Zeus a criação de divindades capazes de cantar as vitórias dos Olímpicos.

À música dão-se relações ligadas ao emocional do ser humano em praticamente todas as áreas e fases de sua vida. Segundo o estudante de Rádio e TV da Universidade São Judas, Fabio Banin, a música pode levantar ou derrubar alguém. “O humor da pessoa é fundamental na escolha do que vai ouvir, tocar ou compor. À música estão ligados sentimentos, lembranças e emoções.”afirma Banin.

O grande número de bandas formadas nas épocas do colegial ou faculdade comprova isso. É na adolescência e juventude que as pessoas mais procuram meios de expressar o que estão sentindo ou até mesmo de relaxar e tentar entender-se. Muitas das atuais bandas de sucesso nasceram dessa forma como os Engenheiros do Hawaii por exemplo, banda formada por três ex-estudantes de engenharia apaixonados por surf.

As trilhas sonoras e vinhetas das programações audiovisuais passaram a contextualizar o telespectador ou o ouvinte na programação do momento e até de que horas são. Atualmente a música faz parte da teoria da Agenda-Setting - teoria que fala sobre a rede de programação em horários fixos que vicia as pessoas a eles -. “Ninguém assiste a uma novela apenas pela trilha sonora do personagem, mas a música ajuda a chamar a atenção e situar as pessoas sobre o que está passando. A pessoa ouve a música e corre para a TV. A trilha passa a servir de despertador para o telespectador.” diz Banin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário