sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Palavras infelizes



Em matéria veiculada ontem pelo SBT, o cônsul do Haiti no Brasil George Samuel Antoine, sem saber que estava sendo gravado, fez comentários racistas, infelizes e demonstrou total descaso pelos acontecimentos em seu país.

Perguntado sobre o terremoto, o cônsul mostrou-se otimista: “A desgraça de lá está sendo uma boa para agente aqui, fica conhecido”, afirmou o diplomata.

Após isso, ainda culpou a população negra da ilha pela desgraça ao afirmar que o terremoto pode ter sido causado por macumba: “Acho que de tanto mexer com macumba, não sei o que é aquilo (...) O africano em si tem maldição. Todo lugar que tem africano ta f...”

George possui mais de 100 familiares no Haiti e nenhuma notícia deles.

Segue link da reportagem:
http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/2010/01/14/04021B3266D4990326.jhtm?consul-haitiano-afirma-que-o-africano-em-si-tem-maldicao-04021B3266D4990326


Um pouquinho de história

O país hoje considerado o mais pobre das Américas e um dos mais pobres do mundo - pelo menos 80% da população vive em condições de extrema pobreza – já foi, no século XVIII, a mais próspera colônia francesa nas Américas, graças à exportação de açúcar, café e cacau.

Já no século XX, tropas dos EUA dominaram a ilha durante 20 anos sob a alegação da defesa de interesses próprios, o que acabou levando ao poder um governo ditador que castigou e trouxe mais pobreza ao povo haitiano. (Papa Doc e Baby Doc ).
- Qualquer semelhança com o fato descrito acima e os governos ditatoriais no resto da América Latina não são mera coincidência, são os interesses norte-americanos acima dos direitos de se ser humano.

Parece que alguns países ricos de hoje tem uma grande dívida com esse povo caribenho, não acham?
Reconstruir o Haiti é, antes de mais nada, uma obrigação dos EUA e União Européia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário